Chávez, o ditador?

O mundo, mais uma vez, derrama toneladas de criticas ao presidente da Venezuela, Hugo Chavez, após o cancelamento da concessão pública à rede Radio Carácas de Televisã (RCTV). Moções de repúdio e declaraçõe isoladas brotaram como chuchu na serra em vários locais do mundo, inclusive no moralizado congresso Nacional, capitâneado pelo mais novo papai, Renan Calheiros.Porém, impressionantemente, há quem defenda tal atitude, e uma dessas pessoas é este humilde estudante (e aspirante a jornalista) que vos escreve.

Confesso a vocês que defendo Chávez por acreditar na Revolução Bolivariana que ele pretende fazer na América Latina, mas defendo Chávez também, após fazer uma análise auto-crítica da situação dos meios de comunicação no mundo, inclusive aqui, na nossa terrinha.Não podemos esquecer que canais de TV são concessões públicas, e por isso devem estar de acordo com constituição nacional (não é porque isso é ignorado no Brasil, que não possa funcionar na Venezuela). Portanto, entendo que uma empresa com o poder que tem a RCTV, não poderia simplesmente adotar a atitude que tomou durante a tentativa de golpe a Hugo.E não falo apenas de tomar partido do lado dos golpistas, mas da tentativa de influenciar o telespectador com notícias forjadas, como já foi provado.Nenhum meio de comunicação tem o direito de se aproveitar do poder que exerce sobre a sociedade para disseminar seus idéais de forma arbitrária, sem mostrar (plenamente), a alternativa a esse pensamento. Parece idiota afirmar isso (óbvio demais), mas esse nosso direito é gravemente violado no Brasil. Diariamente recebemos milhares de informaçõesque se tornam verdade absoluta para grande parte do povo. São fatos, que quando mascarados, agradam mais a uns do que a outros, e favorece poucos também. é Fato. Quando uma emissora de TV tem mais poder que qualquer entidade política, e o utiliza para derrubar uma outra, instituída pela vontade da maioria, não há democracia.

Precisamos abandonar tanta hipocrisia. A Tv Tupi foi banida pelos militares na época, e quem se levantou contra isso?Quem exigiu seu retorno após a volta do podera os civís?(será que é mais fácil gritar de longe?). O ex-governador da Bahia, e ex Ministro das Telecomunicaçãos, Toinho Malvadeza utilizou todo seu poder para fechar o “Jornal da Bahia, que lhe fazia oposição, e permitiram isso.E vossa majestade,Papa Bento xVI, que luta arduamente pelo fim do Indymedia, dando uma prova clara de que ainda há espaço para o absolutismo medieval.

Outro motivo pra defender essa posição é a proposta alternativa à RCTV.Chavez já começou a implantar a TVes, que será um canal educativo, nos padrões europeus (vocêlembra da TV Cultura nos anos 90?Glub Glub,Ra-tim-bum.Mundo de Beackman), programas educativos, que apenas contribuirão com a intelectualidade do povo. Além disso, a grade de programação será aberta para todos aqueles que quiserem participar. Se alguem tem uma produção audio-visual independente de cunho educativo ou cultural, pode perfeitamente fazer parte dessa grade. Isso é liberdade de expressão, e democratização dos meios de comunicação.

Após a divulgação da nota de repúdio do Congresso Brasileiro, Hugo Chávez riu.Riu e tirou onda da cara dos nossos parlamentares.CLARO. Chávez conhece bem o nível cultural e intelectual de grande parte dos nossos deputados e senadores. Ele sabe que a maioria das forças políticas alojadas em Brasília servem aos interesses do capitalismo selvagem Norte-Americano, que mantêm nosso país, e parte da América Latina, no grupo das nações “pouco desenvolvidas”, e na dependência financeira e política dos FMI´s e Bancos Mundiais da vida.

Já o presidente permaneceu em cima do muro. Lula disse que cada um deve cuidar do seu torrão (o que não foi seguido pelo Congresso). Ele também falou que a imprensa brasileira vive uma democracia, e que por isso não conhece essa situação. É engraçado ouvir Lulinha falar isso. Nos quatro primeiros anos de seu mandato, o Governo Federal bateu recorde em fechamento de Rádios Comunitárias. Nunca foi negada tanta concessão de rádios comunitárias, desde a instituição da lei. Além disso, o processo de abertura de uma rádio livre está a cada dia mais complicado. Existem grupos que passam mais de 10 anos tentando.Se há democracia, porque as entidades organizadas ainda precisam levantar a voz pela “Democratização da Comunicação”?

Lula foi um dos que mais sofreu politicamente com essas influências. Não há quem esqueça do famoso debate de 89, quando os presidenciáveis, Fernando Collor de Mello e o próprio Lulinha se enfrentaram na TV Globo, disputando os votos de milhares de indecisos.Collor (o mais bonito), foi claramente favorecido pela edição do programa, deixando Lula (o analfabeto feio), em desvantagem. O fim da história todos já conhecem.Por essas e outras que ainda acredito que haja uma fagulha de socialismo queimando no coração do barbudo, e, quando ele deita na cama e pensa na situação da America Latina deve soltar um sorrisinho e falar baixinho: “Esse Chávez. É um aprontão, mas é também um cara de coragem”.

Anúncios

5 comentários sobre “Chávez, o ditador?

  1. Alessandra Areque

    Iniciativas como a do presidente Venezuelano, Hugo Chávez, provoca reações de indignação, sejam elas contra ou a favor. E, sem dúvida, nos direciona a muitas reflexões.
    Por mais “óbvio” que possa parecer, Deco, essas informações tendenciosas que são constantemente difundidas, mesmo q já tenham sido provadas, ainda estão atuantes e são formadoras (manipuladoras) da opinião da massa! Aliás, sempre foi a arma perfeita até mesmo para desviar as atenções do que realmente acontece.. Especifico: os veículos de comunicação, amantes do sensacionalismo, estão sempre em busca de informações que evidenciem as crises internacionais, quando os nossos quintais estão bem mais sujos que os alheios.
    Concordo com a resposta (que ficou no ar) da pergunta: “será q é mais fácil gritar de longe?”
    Sabemos que sim! Principalmente em se tratando de questões como essa. Principalmente em se tratando da omissão e covardia típica de nossa Pátria Amada!
    Sim..Chávez riu de nossos representantes, e, infelizmente, somos motivo de chacota não somente pra ele!

    Qto à “Democratização da Comunicação”… se formos avaliar os avanços nesse sentido, podemos usar esse tema pra enriquecer nosso estoque de piadas que compõem os “programinhas de índio” ou até mesmo as conversas com o nosso amigo taxista! rsrs..

    Bjos, menino Deco!
    =****

  2. Thiago Henrique

    Nao tenho nem muitaa coisa a falar sobre esse palerma…

    sóo que é um absurdooo o que tá acontecendoo, mandar feixar um emissora de TV, pq não é a favou dele…

    Imagina, se o nosso querido gorvernante resolvesse fazer isso tbm…

    não iria sobrar uma…

    quer dizer…

    iria sim…

    a dona do pais a Rede Globo de Televisão!

    bom é esse meu pensamentoo…

    abraços Andrés!!

    []’s

  3. Corajosa sua posição.

    No contexto em que vc está inserido, é até compreensível. Bem sabemos o que a mídia local já fez (e continua fazendo) pra distorcer a verdade, né Pascal?

    Mas mais corajoso é o ato de dissertar sobre o meio político.

    Em minha limitada noção do todo sei que cada um de nossos atos é político, que a política permeia tudo. Mas esta instituição, com nomes, cargos e “projetos” políticos é algo tão caótico em minha cabeça que não consigo sequer rascunhar alguma idéia, sequer arrisco um palpite.

    Foge ao meu discernimento.

    Tudo faz tão pouco sentido, que é um mundo absurdamente estranho, indecifrável, desconexo.

    “A negação leva à alienação” – muitos dizem.

    Meu silêncio e a não-ação trazem em si, um posicionamento político.

    Ouvi a resposta de Lula hoje na CBN. Vi a assessoria, as estratégias por traz de tudo, vi as análises de impacto futuro e ouvi novamente a resposta de Lula, até depois da pauta mudar de tema.

    O meu sorriso de perplexidade era o mesmo.
    Desisti de entender.

    Política é demais pra minha inteligência.

  4. Ruth Madeira

    Concordo com o seu pensamento, mas acredito que como presidente, seja lá que país fosse, e ainda mais da Venezuela, país da America Latina desacreditada e pobre, para os países ricos, ele deveria ter optado por alguma outra postura, clara como a que tomou, mas ao mesmo tempo esclarecedora do acontecimento, tanto para o seu povo e como para o mundo….Ele anda recebendo muitas criticas, e como sabemos, todo governante tem que se preocupar com isso, se não acaba com uma imagem de ditador, coisa que quem esta e acompanha Chavez sabe que não é muito bem assim…..

  5. Sritá. Evelyn

    Seu texto tah legals…apesar d n entender mt =]~

    Nao sei direito u ke coments + vo tentar …hihihihi

    ce sab…

    soh axo ki é d+ u ke tá acontecendo, pq eli manda “acabar” a emissora, soh pq num eh du lado deli…sincerament,hein!!!!!

    i ainda falam du lula…pelo menos eli n faz ixu =p

    dooolo-te mt Pascal
    =********

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s