(C)omo (P)unir (I)rresponáveis

Ontem a Câmara Municipal de Curitiba instalou uma Comissão Parlamentar de Inquerito para averiguar as responsabilidades das ocupações irregulares de terra na cidade. Intitulada CPI das Invasões, a comissão começará as investigações chamando pra depor o atual presidente da COHAB de Curitiba. Apesar das denúncias de que, por ter sido criada por vereadores ligado à base de sustentação do prefeito (e que por isso tentarão manipular o resultado do inquérito), acho louvável a atitude do povo de lá. Algo a ser pensado por vereadores locais.

Manaus cresceu absurdamente durante um período de 20 anos. Inúmeras ocupações em áreas ambientais, particulares ou públicas foram registradas pelos órgãos “competentes”, porém, pouco foi feito. Esses locais sofrem diariamente com falta de estrutura e urbanização, fruto de um esquecimento de anos dos coronéis que comandaram o Amazonas por duas décadas.Essas ocupações viraram verdadeiras cidades (se comparadas a outros estados do país), e sem nenhum planejamento, sentem a falta de asfalto, saneamento básico, transporte coletivo, e é claro, a ÁGUA.

Nos últimos anos, os políticos que atuam nessas áreas ainda são considerados populistas.Tudo bem que tudo aconteceu em plena campanha, mas Lula acertou ao doar as terras do Nova Vitória (que eram da União), para os moradores que já estão lá há anos. E Serafim também acerta ao desapropriar as infinitas terras de Lord Carbrás para entregar às 7.500 famílias que, ná época, moravam no Parque São Pedro (hoje esse número dobrou). Não acredito que tenha servido como estimulo à novos invasores, afinal, o número de ocupações em Manaus diminui nos 2 últimos anos.O que não dava era pra esquecer a existência de todas essas pessoas nos dois bairros, que dependem da atuação do governo.Hoje, Parque São Pedro já tem escola e hospital.

Não dá pra esquecer o foco do post e nem da CPI. O principal motivo para a sua criação seria apontar os responsáveis e indicar punições. Quem já se interessou pelo assunto sabe que esse lance de invasão é uma verdadeira indústria, onde poucos ganham em cima da miséria de muitos. Entre os companheiros que brigam por um lugar à sombra, outros oportunistas enriquecem, usando essas pessoas como massa de manobra (esses merecem punição imediata).Porém, acho improvável que seja copiado por Manaus, e se for, é provável que não funcione (como o expresso, que também foi mal copiado de lá)

Afinal, ninguém pode esquecer que o Mauazinho, é fruto de ocupação ilegal, e que foi influenciada por Amazonino Mendes, governador da época, que fez de birra, só pra prejudicar o prefeito Arthur Neto. Com isso, o Negão conseguiu prestigio, e ocupou os principais cargos da política amazonense, ou indicando filhotes que jamais perdiam uma eleição.Mas não se iludam, companheiros, Amazonino ainda tem poder de influência sobre muitos políticos locais, entre vereadores, deputados e senadores…  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s