O Popular com qualidade e comUNIDADE

dsc00826.jpg

Se o objetivo é não se limitar ao universo acadêmico, o Programa Universidade Livre de Manaos não tem medido esforços para se envolver diariamente em ações junto à população de Manaus. Na semana passada duas atividades envolveram diretamente a equipe do programa com a comunidade. No último sábado (9) o programa foi transmitido diretamente do bairro Parque Riachuelo, e nos dias 5 e 6, o Unilivre realizou uma oficina de rádio para estudantes secundaristas.

O programa de sábado foi completamente diferente do convencional. Transmitido durante a Ação social da Rádio Rio Mar, que aconteceu no Parque Riachuelo, o ponto alto foi a participação dos moradores. Apresentado por Andrés pascal, Lennon Jorge e Silvio Lima, o Unilivre abusou da interatividade e ajudou a contar a história da comunidade, através de personagens inseridos no contexto do bairro.

Moradores, lideres comunitários, a enfermeira que atendeu os participantes, o padre, a freira, a diretora e até o vigia da escola deram a sua contribuição para o sucesso do programa. Por meio de entrevistas dinâmicas, todos puderam participar, contando histórias, informando, fazendo reclamações, reivindicações e sugestões ao poder público e animando a manhã de sábado dos ouvintes da rádio Rio Mar.

O programa foi todo apresentado com um celular, no pátio da Escola Municipal Parque Riachuelo. Sem sentir falta da estrutura e o conforto do estúdio, os apresentadores aproveitaram a liberdade para inovar e criar um novo modelo de programa. Essas mudanças foram consideradas positivas pela equipe do programa, que espera repetir a experiência em breve. Segundo eles, o contato com a comunidade ajudou a abrir os olhos para uma nova realidade. Contribuiu com a compreensão da vida de boa parte daqueles que ouvem o programa todos os sábados.

Futuras Gerações

Nos dias 5 e 6 de novembro, durante o Congresso de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, UFAM, o Unilivre realizou uma oficina de rádio para estudantes da 7ª série da Escola Estadual Djalma Batista. Durante os dois dias os garotos aprenderam a história do rádio, conheceram técnicas de locução e apresentação, além dos vários formatos de programa radiofônicos.

Ao final da oficina os estudantes produziram três programas radiofônicos, como avaliação das experiências adquiridas. Um radio jornal, outro falando sobre música e um terceiro que tinha o futebol como temática. Tanto os alunos quanto os oficineiros ficaram satisfeitos com a experiência e pretendem extendê-la. A idéia é despertar nos jovens o amor por este veículo de comunicação e incentiva-los a criar um programa de rádio na escola.

Anúncios

4 comentários sobre “O Popular com qualidade e comUNIDADE

  1. diegoqueiroz

    Esse programa fez parte da minha vida por alguns anos e foi extremamente importante pra minha formação. Lembro da época em que às vezes tinha preguiça de levantar sábado de manhã pra ir pra Rio Mar, mas hoje tenho preguiça é de tentar esquecer a saudade. De qualquer forma, fico feliz que o programa continue vivo e na mão de pessoas extremamente responsáveis. E também que a comunidade esteja sendo cada vez mais envolvida nas ações do projeto. Parabéns galera, e foi mals não ter ido hoje à festa de aniversário.

  2. Michele Gouvêa

    Todos os participantes do Unilivre estão de parabéns pelo empenho e dedicação demonstrados nas duas atividades. Os dois dias de oficina colocaram à prova a capacidade de repassar a outros a importância do rádio enquanto veículo de comunicação…e como esses meninos exigiram de nós…eu q o diga =P
    Quanto ao programa apresentado direto do Parque Riachuelo, o mérito é todo dos nossos Andrés, Lennon e Silvio, que deram um show na transmissão. Mostraram que qdo há competência e boa vontade é possível fazer um trabalho de qualidade, apesar das adversidades.
    O clima, o alto-astral e o comprometimento da equipe em propiciar um produto de qualidade aos ouvintes, sem perder o foco das necessidades da comunidade do Parque Riachuelo deixaram orgulhosos os outros participantes da equipe, que todos os sábados procuram levar o popular com qualidade a população de todo o Estado.
    Vida longa ao Unilivre!!!

  3. Com os depoimentos aí de cima, nem preciso mais dizer da importância que o Unilivre teve e tem nas nossas vidas. Já tem gente tirando sarro do tanto que puxo o saco desse programa. Já estão enjoados de ouvir o quanto gostei de apresentar esse
    programa no Parque Riachuelo, e da experiência maravilhosa que ele foi.
    As vezes paro e me pergunto porque estar no Unilivre é tão mágico. Eu nem era tão apaixonado por rádio até entrar nele. Será que é a equipe de grandes amigos que torna isso tudo ainda mais agradável? Será que é o fato de estar em contato com a comunidade, e saber que o que plantamos acaba germinando em lugares que a gente nem sabe que existe?Será que é porque tudo isso é uma grande preparação pro que vou enfrentar na minha carreira profissional?

    ACHO QUE É TUDO ISSO!!

    O comprometimento da equipe, que a Michele citou, é pelo fato de sabermos da importância do programa para pessoas que a gente nem conhece, que talvez nem entrem pelos portões da UFAM, mas que encontram no Unilivre um instrumento de obtenção de conhecimento e informação, que ajudará essas pessoas a viverem um pouquinho melhor. Até aperta o coração ao saber que, em breve, teremos que sair do programa e dar lugar a outra equipe que também se apaixonará…porém, sigo dizendo eternamente:

    VIDA LONGA AO UNILIVRE!!! 9 ANOS TRANSMITINDO O POPULAR COM QUALIDADE

  4. GORETH VITAL

    FICO FELIZ POR TER CONTRIBUIDO PARA QUE ESSE GRANDE EVENTO TENHA SIDO UM SUCESSO ABSOLUTO NA ESCOLA MUNICIPAL PARQUE RIACHUELO.(PROFESSORA GORETH VITAL-DIRETORA)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s