O Heroi?

Ele observava a tampa quebrada do bueiro com um certo incomodo, o que era compreensível, já que os vergalhões torcidos apontavam pra cima e se mostravam uma arma fatal para crianças e transeuntes desavisados. Conectou seus pensamentos e foi até a sua banquinha de cachorro quente buscar uma serra e a marreta que seriam suas companheiras por longos 20 minutos.

De cócoras em frente ao problema, o honrado senhor fazia o máximo de esforço que seus quase 60 anos lhe permitia. Quebrava o resto de concreto da tampa, e serrava as partes expostas do vergalhão. E eu observava aquela cena com um certo respeito, a menos de cinco metros de distância. Mas parecia ser o único. As outras pessoas na parada pareciam ignorar aquela cena.

A serra era cega, e não ajudava muito o herói desconhecido. Ele limpava o suor na testa e observava os calos que rapidamente se formavam na sua mão. Eu não conseguia observar o progresso do trabalho, mas parecia que a qualquer minuto ia acabar. Me segurava para não chegar até ele e agradecer o trabalho. Não queria constrangê-lo. Ele enfim se levantou, juntou o material e voltou pra banquinha. Algo estava errado.

Mesmo com todo trabalho, o serviço estava incompleto. Faltava um pedaço enorme de concreto e o número de vergalhões voltados para cima aumentou. O que deu errado? Olhei de volta pro nobre senhor e ele estava quase deitado no chão. Colocava o bloco de concreto embaixo do pé da banca, como um calço. A decepção tomou conta de mim. O herói nada mais era que um espertalhão, egoísta e sem noção.

Anúncios

3 comentários sobre “O Heroi?

  1. Aline Lira

    Em alguns trechos, parece texto do Fernando Sabino. Adorei. E adorei mais ainda a virada no final. Dava até para fazer um curta. 🙂 E, quanto aos herois, eles existem, juro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s