Ferramenta virtual, emprego real

Para os candidatos mais ligados em tecnologia, a internet pode ser uma forte aliada na hora de caçar a tão sonhada vaga de emprego, pois a rede mundial de computadores está repleta de ferramentas que facilitam a vida dos candidatos. Sites de recursos humanos e cadastramento de profissionais estão entre os mais eficientes, porém, as redes sociais já ameaçam assumir este papel.

Em um mundo globalizado, onde os conhecimentos em informática servem de balizador para se reconhecer um bom profissional, boa parte dos jovens manauaras apostam na intimidade com as novas tecnologias para “invadir” o mercado de trabalho. Foi assim que o administrador de empresas Maurício Castro, de 26 anos, conseguiu uma concorrida vaga em uma multinacional instalada no Amazonas. Com o currículo cadastrado em um site de Recursos Humanos e em sites de relacionamento, a oportunidade não tardou.

“Antes mesmo de me formar eu já procurava estágios nestes sites de recrutamento, mas não aceitei nenhum porque sempre achei melhor priorizar os meus estudos. Porém, assim que terminei a faculdade decidi intensificar a procura, e a oportunidade veio em quatro meses”, lembra. Contatado pela direção da empresa, Maurício chamou a atenção pelo seu currículo repleto de cursos técnicos. Após uma série de entrevistas e testes, ele foi contratado para atuar no departamento de recursos humanos.

O administrador concorda que a aposta na internet foi primordial para obter o sucesso, e até recorda que, há poucos anos, às horas em frente ao computador eram vistas como algo negativo pelos seus familiares. “Minha mãe me dizia que eu nunca teria nada se ficasse o dia inteiro na frente do computador. Ela costuma ser uma pessoa bastante sábia, mas desta vez se enganou”, brinca. Com um bom salário, Maurício não pensa em sair do emprego agora, mas admite atualizar o currículo assim que terminar a pós-graduação.

Mas os sites de recursos humanos não servem apenas para profissionais formados em um curso acadêmico. A técnica em enfermagem Ana Lúcia Dias, de 35 anos, também conseguiu um emprego ao cadastrar seu currículo na internet, mas pra ela o processo foi um pouco mais demorado. “Hoje tem muita gente atuando nesta área, e o mercado é concorrido. O site serviu como diferencial para mim, e depois de quase um ano de espera fui chamada para trabalhar em uma clínica”, diz.


Processo simples

Se esta combinação entre profissional e internet parece um tanto quanto eficaz, a fórmula para chegar até ela á bastante simples. Na Targo Consultoria, por exemplo, um dos principais sites de cadastramento do Amazonas, o processo pode ser realizado em poucos instantes, e sem custos para o internauta. De acordo com o responsável pela empresa, o consultor Carlos Oshiro, a página na internet é explicativa e não deixa dúvidas ao candidato interessado.

“Basta entrar no site, clicar no link ‘cadastrar currículo’, e seguir passo-a-passo o que é solicitado. O mais importante, no entanto, é que todo este serviço é feito gratuitamente, sem que o candidato a emprego precise desembolsar qualquer valor”, informa. Atualmente a Targo Consultoria conta com 65 mil currículos cadastrados, e o número de empresas que procuram seus serviços é alto, segundo o consultor. Os interessados podem entrar no site da empresa: http://www.targo.com.br.

Twitter, o novo “queridinho”

Há oito anos no mercado, a empresa também aposta nas novas redes sociais para atrair novos clientes e facilitar o trabalho. Oshiro informou que a Targo já cadastrou um perfil no twitter (@targomanaus), e o resultado foi satisfatório. “É uma coisa espantosa. A gente divulga uma vaga aqui e a resposta é imediata. Em poucos minutos chega um monte de currículos no email. Como se já não bastasse, as pessoas encaminham a informação”. O perfil da empresa é seguido hoje por 103 usuários.

Para o designer André Salgado, conhecido profissionalmente como “Deco”, o twitter é uma ótima ferramenta para captar novos trabalhos e serviços. Ele garante que, por mês, fecha em média cinco serviços ou parcerias de projetos com a ajuda da internet. Ele também utiliza o orkut e o facebook, mas o serviço de microblogs é a preferência do profissional. “Meu perfil ainda é pessoal, mas as pessoas me encontram com este nome e costumam contratar meus serviços”, conta.

Deco Salgado disse ainda que o primeiro contato com os possíveis empregadores é sempre de interesse, e acontece, na maioria dos casos, por intermédio das redes sociais. Depois desta etapa, as negociações são “desenroladas” por programas de bate papo como o Messenger, Gtalk e Skype. O designer acredita que as empresas privadas estão mais abertas a este tipo de relação. “O poder publico quando procura nossos serviços buscam por e-mail ou contato telefônico. Nada que não possa mudar”, avalia.

Na opinião de Salgado, o mercado amazonense é bastante receptivo a este tipo de inovação, e tem tudo para aprofundar este tipo de contratação. “Acredito que o que falta ainda é os profissionais de RH criarem o habito de uso dessas ferramentas. Sabendo usá-las, você consegue uma velocidade maior de resposta, e diminui custos no final. Desta forma, o designer acredita que esta inovação tem tudo para trazer benefícios tanto para candidatos quanto para as empresas.


Orkut e Linkedin

E não é apenas o twitter que cumpre este papel de elo entre as instituições e os profissionais. O Orkut, que começou a ser popularizado na metade desta década, possui mais de 100 comunidades (ou grupos de discussão) que servem para oferecer vagas de emprego e compartilhar currículos. Destas, a que mais se detaca é a “Empregos – Manaus”. Nesta comunidade estão inscritos cerca de 1,5 mil usuários, e o número não para de crescer.

O Linked In (www.linkedin.com), outra mídia social que começa a se popularizar, já é conhecido como o “Orkut do Emprego”. A utilização do novo serviço é tão eficiente que a Faculdade Literatus (UniCel), desde agosto do ano passado realiza treinamento com seus alunos para que eles aprendam a se relacionar com a ferramenta. Conhecido como Empregue Habilidades, o programa da instituição de ensino também instrui os estudantes a galgarem espaços de sucesso na busca por emprego, utilizando redes sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s