A Privataria é Imortal

Imagem

O nome do ex-presidente da república, Fernando Henrique Cardoso (conhecido pela alcunha de FHC), surgiu como favorito para ocupar a cadeira nº 36 da nossa querida Academia Brasileira de Letras (ABL). Prestigiadíssimo pela nata coalhada dos veículos de comunicação do Brasil, o sociólogo é quase unanimidade, e deve ficar com a vaga.

Acontece que tá rolando na internet uma petição pública pedindo que a honraria seja dada ao jornalista Amaury Ribeiro Junior, ninguém mais ninguém menos que o autor do livro Privataria Tucana. A obra tem fortes ligações com o ex-presidente, já que denuncia os esquemas do PSDB no período em que o partido privatizou o Brasil. 

 A obra tem fortes ligações com o ex-presidente, já que denuncia os esquemas do PSDB no período em que o partido privatizou o Brasil.

Privataria Tucana foi um dos livros mais sensacionais que já li. A riqueza dos documentos apresentados e a investigação minuciosa que o autor fez ao longo dos oito anos de governo tucano surpreende. É o tipo de texto que faz qualquer jornalista acomodado repensar a carreira ao perceber que ainda tem muito que contribuir com a sociedade. Não a toa, foi ignorado por tradicionais empresas de comunicação do país.

É claro que a indicação de Amaury Ribeiro Júnior não será levada em consideração pela ABL. Tradicionalmente, jornalistas que foram imortalizados na Casa seguiram caminhos bem menos republicanos que ele. Mas a petição, que foi proposta pelo blogueiro Altamiro Borges, já tem 6,5 mil assinaturas. Se quiser saber mais sobre o assunto e assinar a petição, acesse o Blog do Miro.

Os candidatos estão no ringue. No canto direito está FHC, apoiado por José Serra, Ricardo Sergio Oliveira e todo o “team” que também foram arrolados no Privataria. Do lado esquerdo, Amaury Ribeiro Júnior tenta desbancar o tradicionalíssimo dedo podre da ABL, e mostrar que bom jornalismo se faz com ética e seriedade. Alea Jacta Est.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s